Pesquisar este blog

27 de out. de 2008

Dicas de Organização de Fotografia - 3

Depois de copiadas as fotos para o computador, é fundamental ter em mente que aqueles arquivos são seus originais, como os negativos de uma câmera convencional, e devem ser mantidos intactos. Em outras palavras, qualquer manipulação que você decida fazer em um programa de tratamento deve ser aplicada a uma cópia da foto, e nunca ao arquivo original.
Isso vale até para coisas inocentes como girar a imagem, pois cada vez que regravamos um arquivo JPG ele perde qualidade, o que explica a necessidade de resguardar os originais – de preferência com cópia em mídia removível.
Embora seja possível fazer cópias de segurança em CDs ou DVDs graváveis manualmente, escolhendo as novas fotos no programa de gravação até preencher a capacidade da mídia usada, o ideal é trabalhar com um programa que automatize a tarefa de backup, selecionando o que deve ser copiado e mantendo um registro do que foi armazenado em cada disco, às vezes até deixando miniaturas (thumbnails) das fotos no HD para facilitar a localização. Gerenciadores de imagens como o Picasa e o Photoshop Album (www.adobe.com/products/photoshopalbum) oferecem este recurso.
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desta postagem?

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails