De um jeito ou de outro, é importante identificar bem as pastas de fotos logo ao copiá-las para o computador. O método mais comum é dar um nome que associe ao evento, tal como “Festa de Fulano”, mas fica melhor ainda se você colocar logo alguma indicação de data, como “Festa de Fulano - Junho de 2005”. Melhor ainda: há quem comece o nome da pasta pela data, usando “Junho de 2005 - Festa de Fulano”, de modo a manter próximas, em uma listagem alfabética, todas as fotos de um mesmo período.
Se você realmente fotografa muito, talvez sinta necessidade de criar pastas por categorias. Uma estrutura como “FamíliaAniversários2005Fulano”, por exemplo, pode ser um bom caminho. Ou então começando pelo ano: “2005FamíliaAniversáriosFulano” – o que facilita a separação e organização de imagens mais antigas. A escolha e a quantidade de categorias, naturalmente, vai depender do tipo de evento que você costuma fotografar e de suas necessidades específicas de organização.
Vale lembrar que a organização por data também é possível por meio das informações armazenadas nos próprios arquivos de imagem. Pouca gente sabe, mas além da data e hora em que foi gravada no computador, uma foto digital “sabe” quando foi tirada – desde que o relógio da câmera esteja certo naquele momento, é obvio. Alguns programas, como o Picasa (gratuito, disponível em www.picasa.com), usam essa informação para organizar as imagens em uma linha do tempo, muito útil para localizar coisas antigas que você nem lembrava que existiam.
Sugestão de Organização:
My Documents\My Pictures\Fotos Camera Digital\Ano 2008\1.Janeiro_2008
Dentro desta última pasta (1.Janeiro_2008) você cria pastas relacionadas ao evento ou local de onde as fotos foram tiradas. Assim você sempre terá suas fotos em ordem cronólogica e fica fácil achá-las.
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